• Fernanda Bornhausen

O quarteto SEDO (Serotonina, Endorfina, Dopamina e Oxitocina) pode ser produzido de maneira natural

Compartilho nesse artigo um mix dos meus estudos, práticas e experiências com o quarteto Serotonina, Endorfina, Dopamina e Oxitocina, conhecidos como os hormônios da felicidade, que eu denominei de SEDO para memorizar os nomes e não esquecer da dose de nenhum deles todos os dias.


Sou Fernanda Bornhausen, psicóloga e estudiosa de Neurociências e Comportamento. Em 2013, quando completei 50 anos, optei por hábitos de vida mais saudáveis que tem o poder de me manter equilibrada nas subidas e descidas da Montanha Russa da Vida. Naquele momento inclui o SEDO na minha rotina, mas sem o conhecimento que hoje tenho sobre os benefícios da ativação dos mesmos de maneira consciente.


Compartilho aqui um pouco da minha experiência pessoal com o SEDO a partir de um episódio de forte estresse em 2018 que me forçou a buscar tratamento para o desequilíbrio causado pelo aumento expressivo do cortisol. Ao mesmo tempo em que me tratei de maneira integral, iniciei os estudos sobre o bem-estar que neurotransmissores SEDO podem proporcionar, de maneira natural e gratuita, se colocarmos como meta a ativação dos mesmos em nossa rotina diária.


Mas o que é o SEDO?

Serotonina, Endorfina, Dopamina e Ocitocina, ou hormônios da felicidade são neurotransmissores capazes de gerar sensações como alegria, recompensa e bem-estar. Todos eles são produzidos pelo próprio corpo e liberados em situações específicas como as que exemplifico na imagem abaixo

SEDO na Farmácia da Mente


De acordo com Candace Pert, Dra. Phd em farmacologia pela Universidade John Hopkins, “cada um de nós tem sua própria farmácia de luxo ao preço mais econômico, que produz todos os medicamentos de que precisamos para o bom funcionamento do corpo e da mente”.


Me baseei nessa afirmação da Dra. Candace Pert para lembrar que podemos adquirir as doses de SEDO gratuitamente na Farmácia da nossa Mente.


Experimente uma dose de SEDO, logo cedo.


Cada pessoa pode achar a melhor maneira de ativar o SEDO. Eu optei por inserir na minha rotina a dança, pois ela é três em um S + E + D, e já está provado em estudos que dançar combate o envelhecimento. Experimente dançar todos os dias 30 minutos com as músicas que ativam suas boas memórias (S) e a dose do trio está aplicada. Se você conseguir fazer ao ar livre a dose se intensifica. Se você dançar rindo com amigos a dose se potencializa. Se você conseguir completar com outros 30 minutos de exercícios, no meu caso faço musculação diária em casa, sua dose de D se potencializa. Na minha agenda diária também estão a meditação, a prática da gratidão, S + O.


Também tomo doses diárias de convivência e muitos risos com os amigos e não economizo afeto com os que amo, em especial com minha família e meus times de trabalho.


Dedico muitas horas semanais a um trabalho voluntário que tem um Propósito Transformador Massivo no Social Good Brasil, organização que idealizei e sou uma das co-fundadoras, o que ativa em alto grau o O, a Ocitocina.


Amo ler e estudar, e na Pandemia intensifiquei as leituras. Ache o seu Hobbie e intensifique.


12 maneiras de ativar a OCITOCINA segundo o Dr. Paul Zak


Para que você possa optar pelas melhores maneiras de inserir o O do SEDO na sua rotina diária, compartilho aqui alguns highlights dos estudos do Dr. Paul Zak, coordenador do Laboratório de Neurociências na Claremont University, Califórnia, e cientista líder de estudos sobre os efeitos da Ocitocina há mais de 20 anos.


● "Ocitocina aumenta a experiência de empatia".

● Circuito humano de empatia é mediado pela ocitocina.

● Quando a ocitocina é ativada, ela ativa a dopamina (recompensa) e a serotonina (regula a excitação no cérebro).

● Reduz a ansiedade e reforça importância dos comportamentos sociais.

● Quanto mais você libera ocitocina, aumenta a probabilidade da sua liberação no futuro


Na imagem abaixo as 12 maneiras de 'hackear" a Ocitocina, segundo do Dr. Paul Zak:

No final de dezembro de 2020 criei o perfil no Instagram @sedo.farmaciadamente para compartilhar diariamente dicas, estudos e novidades sobre o SEDO, tanto minhas quanto das pessoas que me acompanham. E também um ebook para que as pessoas possam ter acesso a mais conteúdo sobre o tema. Meu intuito é o de espalhar conhecimento sobre os benefícios do SEDO e inspirar as pessoas para experimentarem a produção do quarteto de maneira natural todos os dias.


Convido você a acessar o ebook para ter acesso a um conteúdo bem completo sobre o assunto, com dicas práticas e muitos links para os estudos.


Para baixar o ebook acesse esse link


É impressionante a quantidade de mensagens que tenho recebido de pessoas que estão tomando as doses de SEDO diariamente. Muitas me falam: como não pensei nisso? Por que não tornei hábito?


Desejo um 2021 repleto de SEDO para você :-)





7 visualizações0 comentário